Topo

Novo Honda HR-V é lançado; veja versões, equipamentos e impressões

Vitor Matsubara

Colaboração para o UOL, de Sumaré (SP)

01/07/2022 13h00

Resumo da notícia

  • HR-V evoluiu em design, tecnologia e nível de equipamentos
  • Terceira geração do SUV compacto será vendido em quatro versões
  • Configurações Advance e Touring terão inédito motor 1.5 turboflex

Foi em 2015 que o Honda HR-V ajudou a abrir uma nova era nos SUVs compactos. O modelo fez bastante sucesso ao trazer design moderno, qualidade de construção e soluções criativas. Mesmo sem atingir o êxito do rival (e contemporâneo) Jeep Renegade, elevou o patamar da categoria que foi inundada de concorrentes nos anos seguintes.

É difícil saber se o mesmo pode acontecer com o novo HR-V, mas qualidades não faltam. O utilitário esportivo traz mais tecnologia, segurança e desempenho em relação ao seu antecessor.

Só que, como não existe almoço grátis, os preços também devem aumentar em relação ao modelo anterior. A fabricante ainda não divulgou os valores, mas espere algo na casa dos R$ 140 mil na versão de entrada e R$ 180 mil na configuração topo de gama.

Tem até sobrenome

O novo HR-V será vendido em quatro versões de acabamento: EX, EXL, Advance e Touring. As duas primeiras estreiam em agosto acompanhadas do sobrenome Honda Sensing, em referência ao pacote de assistências de condução que será oferecido de fábrica desde a versão de entrada.

Em outubro será a vez das configurações Advance e Touring chegarem às lojas. Junto delas virá o inédito motor 1.5 DI VTEC Turbo Flex, cujas especificações ainda não foram reveladas pela Honda.

O que vem em cada versão?

Novo HR-V 1 - Divulgação - Divulgação
Versão EXL Honda Sensing tem motor 1.5 aspirado
Imagem: Divulgação

Todas as versões do HR-V são bem equipadas. A lista de equipamentos inclui itens vendidos como opcionais (ou sequer disponíveis) em alguns concorrentes.

Honda HR-V EX Honda Sensing:

6 airbags, controles de estabilidade e de tração, pacote de assistências Honda Sensing (com alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa de rolagem, sensor de pontos cegos, alerta de saída de faixa de rolagem, entre outros), câmera lateral, sensores de estacionamento traseiros e assistente de partida em rampas.

Ainda traz controle de velocidade em descidas, central multimídia com tela tátil de 8 polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay sem fios, faróis full LED, rodas de liga leve de 17 polegadas, ar-condicionado digital com saídas de ar traseiras, entradas USB traseiras, câmera de ré e sistema Magic Seat de rebatimento dos bancos.

Honda HR-V EXL Honda Sensing:

Mesmos itens da versão EX mais bancos revestidos em couro, destravamento das portas sem chave, espelho retrovisor eletrocrômico, faróis de neblina em LED, volante revestido em couro com paddle shifts, apoio de braço central no banco traseiro, rodas de liga leve de 17 polegadas exclusiva, sistema de som com dois tweeters dianteiros e sensores de estacionamento traseiros.

Honda HR-V Advance:

Mesmos itens da versão EXL mais aplicativo myHonda Connect, carregador de celular por indução, painel digital em TFT de sete polegadas, ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura, seletor de modos de condução, para-choques esportivos, ponteira dupla de escapamento, espelhos retrovisores com rebatimento elétrico e função Tilt-Down no lado direito, sensores de estacionamento dianteiros e sensor de chuva.

Honda HR-V Touring:

Mesmos itens da versão Advance mais banco do motorista com regulagens elétricas, partida remota do motor, rodas de alumínio de 17 polegadas com design exclusivo, abertura elétrica do porta-malas por sensor de movimento com função de fechamento (Walk Away Close), molduras externas na cor preto brilhante, lanternas fumês e dois tweeters traseiros.

Estilo em outro patamar

Novo HR-V 2 - Divulgação - Divulgação
Traseira do HR-V imita caimento de SUV cupê
Imagem: Divulgação

O design também evoluiu consideravelmente na nova geração do HR-V. Em vez das formas mais parrudas, o modelo ganhou um estilo mais esportivo - e que remete aos SUVs cupês.

Na frente, o HR-V traz dois tipos de grades: as versões EX e EXL contam com uma peça de filetes horizontais, enquanto as configurações Advance e Touring trazem uma padronagem do tipo colmeia.

Olhando de lado, a silhueta mais esguia é destacada pelo desenho das colunas "C", que estão mais inclinadas do que antes. As maçanetas 'camufladas' nas colunas traseiras, uma das marcas registradas da geração anterior, foram preservadas no modelo.

A traseira exibe um desenho mais "limpo" e elegante, com destaque para as lanternas horizontais unidas por uma barra funcional.

Ao vivo, o novo HR-V impressiona mais do que nas fotos. Embora pareça mais compacto por alguns ângulos, o SUV tem praticamente o mesmo porte de seu antecessor. São 4,33 metros de comprimento (ou 4,38 m nas versões Advance e Touring), 1,59 metro de altura (20 milímetros a menos), 1,79 metro de largura e os mesmos 2,61 metros de distância entre eixos.

Cabine mudou radicalmente

Novo HR-V 4 - Divulgação - Divulgação
Interior traz muita coisa do City e acabamento de qualidade muito boa
Imagem: Divulgação

Como aconteceu no City, a cabine ganhou um ar mais refinado e diminuiu a distância que existia para os modelos do degrau de cima - leia-se Civic. As linhas ficaram mais horizontais e muita coisa é compartilhada com o City. A tela da central multimídia (que não é grande como nos rivais VW T-Cross e Fiat Pulse) fica em posição destacada no topo do console. Logo abaixo estão os comandos do ar-condicionado, que não impressionam pelo visual, mas são muito fáceis de serem entendidos.

À esquerda do motorista fica um seletor giratório que regula o fluxo de ar dentro da cabine. O bom padrão de montagem das peças permanece e a qualidade dos plásticos apresenta uma melhora sensível, embora ainda exista material rígido em algumas partes.

O espaço interno, que já era destaque no antigo HR-V, aumentou em 35 milímetros para as pernas no banco traseiro. Felizmente, a Honda manteve o prático sistema modular Magic Seat, que permite rebater o banco de trás em diversas configurações. Com isso, o proprietário pode abrir espaço para transportar objetos compridos, altos ou grandes.

Coração de City

Novo HR-V 3 - Divulgação - Divulgação
Motor 1.5 que equipa versões de entrada é o mesmo da linha City
Imagem: Divulgação

Nosso primeiro contato aconteceu em um circuito fechado dentro da pista de testes da Honda, em Sumaré (SP), e apenas com a versão EXL.

Nesta configuração, o SUV traz o já conhecido motor 1.5 i-VTEC flex, que estreou no novo City. A potência é de 126 cv, entregando torque máximo de 15,8 kgfm com etanol e 15,5 kgfm quando movido a gasolina. O câmbio é do tipo CVT simulando sete marchas.

De acordo com a Honda, as medições do Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro apontam médias de consumo de 8,8 km/l no perímetro urbano e 9,8 km/l em circuito rodoviário com etanol e 12,7 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada quando abastecido com gasolina.

O isolamento acústico está melhor e a suspensão parece trabalhar de forma mais refinada ao passar por buracos e valetas - como os obstáculos simulados na pista de testes da Honda.

Devido às limitações do percurso (que era delimitado por cones e com várias curvas fechadas), não foi possível aferir o desempenho do HR-V. Entretanto, nota-se que as respostas suaves e progressivas do City se repetem no utilitário esportivo, que evoluiu consideravelmente nas acelerações.

Ainda que um veredicto mais detalhado só poderá ser dado quando a fabricante liberar o veículo para uma avaliação completa, a primeira impressão do novo HR-V foi bastante positiva - e o carro deve dar bastante trabalho para a concorrência.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.